09/10/2013

Estudo Revela Que Cães São Tão Conscientes Quanto Crianças Humanas



Ao treinar cães para eles ficarem imóveis em um scanner MRI, neurocientistas finalmente deram uma olhada dentro da mente de nosso animal de companhia favorito. E para surpresa de muitos, os cães apresentam um nível de consciência que nos forçará a repensar as formas como eles são tratados.



CÃES
Há um artigo fascinante no New York Times escrito pelo professor Gregory Burns que descreve o seu mais recente trabalho sobre cães. Depois de treinar e digitalizar os cérebros de dezenas deles, ele chegou a conclusão de que “os cães são pessoas também.”



Ao contrário de análises comportamentais, o trabalho de Burns está fornecendo evidências neurológicas reais de que os cães, bem como tantos outros animais, têm uma consciência e sentem emoções a um nível comparável aos seres humanos. Ele fez isso após treinar cães por meses para colocá-los dentro de scanners de ressonância magnética – usando protetores de ouvido para proteger a sua audição dos 95 decibéis que o scanner emite.



Depois de analisar os exames, ele ficou impressionado com a semelhança entre os cães e os seres humanos, sobretudo em uma região chave do cérebro chamada núcleo caudado. Ele explica:



" Rico em receptores de dopamina, o caudado fica entre o tronco cerebral e o córtex. Nos seres humanos, o núcleo caudado desempenha um papel fundamental sobre as coisas que gostamos, como a comida, o amor e o dinheiro. Mas podemos inverter esta associação e inferir o que uma pessoa está pensando apenas medindo a atividade do caudado? Devido à enorme complexidade da forma como as diferentes partes do cérebro estão ligadas uma a outra, geralmente não é possível fixar uma única função cognitiva ou emoção de uma única região do cérebro.



Mas o núcleo caudado pode ser uma exceção. Partes específicas do caudado se destacam por sua ativação consistente para muitas coisas que os seres humanos gostam. A ativação do caudado é tão consistente que, sob as circunstâncias corretas, é possível prever as nossas preferências por comida, música e até mesmo beleza.

Em cães, observou-se que a atividade no caudado aumentava em resposta a sinais de mão indicando alimentos. O caudado também ativou para o cheiro de seres humanos conhecidos. E, em testes preliminares, ele ativou para o retorno de seu dono que momentaneamente saiu de vista. Será que esses resultados provam que os cães nos amam? Não é bem assim. Mas muitas das mesmas coisas que ativam o núcleo caudado humano, que estão associados a emoções positivas, também ativam o núcleo caudado canino. Os neurocientistas chamam isso de homologia funcional, e isso pode ser uma indicação de emoções caninas.



A capacidade de experimentar emoções positivas, como o amor e o apego, significa que os cães têm um nível de sensibilidade comparável à de uma criança humana. E essa capacidade sugere repensar a forma como tratamos os cães."



Certamente nós devemos minimizar o sofrimento, ele argumenta, enquanto promovemos uma espécie de "personalidade" naqueles animais que demontram evidências neurobiologicas de emoções positivas. "Não podemos fugir às evidências" ele diz. Garantindo a eles esse status de "personalidade", ajudaríamos a evitar fabricas de filhotes, cães de laboratório e as corridas de cães.

http://io9.com/brain-scans-show-that-dogs-are-as-conscious-as-human-ch-1442003302

Nenhum comentário:

Postar um comentário